Egito cancela acordo de venda de gás natural para Israel

O governo do Egito cancelou um acordo de exportação de gás natural para Israel por descumprimento de contrato, informou neste domingo Mohamed Shoeib, diretor da Companhia Egípcia de Gás Natural.

O acordo, firmado em 2005, “foi anulado na quinta-feira porque a empresa que leva o gás para Israel não respeitou as condições estipuladas em contrato”, declarou Shoieb.

Newsletter RD

Sem entrar em detalhes, Shoieb disse que Israel não paga “há meses” pelo gás natural importado do Egito. Ele assegurou que se trata de uma questão comercial, e não política.

Israel, por sua vez, acusa o Egito de ter agido “ilegalmente e de má-fé”. Segundo os israelenses, os egípcios não estariam fornecendo a quantidade prometida.

Quarenta por cento da energia gerada em Israel provém de gás natural. O Egito é responsável por 43% do gás natural importado pelos israelenses.

O acordo com o Estado judeu, assinado pelo governo deposto de Hosni Mubarak, é motivo de polêmica na mais populosa nação árabe do planeta. O Egito é um dos poucos países islâmicos com relações diplomáticas com Israel. As informações são da Dow Jones.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes