Começa dia 5 vacinação contra gripe em crianças, idosos e gestantes

O principal objetivo da vacina é evitar complicações e internações decorrentes da gripe.

Começa dia 5 de maio, a campanha de vacinação conta gripe em crianças, idosos, gestantes e profissionais de saúde em todo o Estado. Mais de 7 mil postos vão disponibilizar a vacina. Do ABC serão 193 unidades fixas e volantes. A expectativa da Secretaria é imunizar 80% do público alvo. Na região, isso representa mais de 400 mil pessoas.

A campanha, que termina no dia 25 de maio, deve priorizar na primeira semana quatro grupos: pessoas acima de 60 anos, gestantes, crianças de seis meses a dois anos e profissionais da saúde.

Newsletter RD

As grávidas são consideradas um dos principais grupos de risco. “Na epidemia da gripe suína, tivemos uma importante parcela de casos fatais ou gravíssimos em gestantes”, afirma Tânia Moura, diretora técnica do Grupo de Vigilância Epidemiológica da Região do ABC.

Na segunda semana, começa a vacinação para portadores de problemas crônicos de saúde, como doenças cardiovasculares, pulmonares, renais, diabéticos e problemas de baço e sangue, além de transplantados.

O principal objetivo da vacina é evitar complicações e internações decorrentes da gripe. “Portanto, a imunização não evita 100% gripes e resfriados, mas ameniza uma possível gripe forte e evita complicações”, explica Tânia.

Inverno

A época da campanha é estratégica. Estamos perto do inverno e a estação favorece o pico da gripe, em virtude do excesso de aglomeração nos ambientes fechados e, com isso, a transmissão da doença. “Um mês é o tempo médio para o corpo formar os anticorpos necessários para combater problemas, o mínimo é 15 dias”, calcula Tânia.
No ABC, a campanha também vai contar com 102 veículos de apoio e um ônibus em São Caetano como posto volante. Já no Estado de São Paulo, além dos 7 mil postos, a campanha contará com 3,5 mil veículos, 32 ônibus e cinco barcos. Ao todo, serão 41,6 mil profissionais da área da saúde, estaduais e municipais, envolvidos na ação; 2,5 mil somente no ABC. 

Outras vacinas serão aplicadas

Serão distribuídas também vacinas contra pneumococo, para pessoas com 65 anos ou mais que ainda não foram imunizadas, ou com mais de 60 anos portadoras de doenças crônicas. Também será atualizada a vacina contra difteria e tétano. A população que não se encaixa nos quatro grupos mencionados pode adquirir a vacina na rede particular.

Realizada há 14 anos, a campanha foi criada em razão do grande número de idosos internados por causa da gripe. Tânia explica que houve uma melhora expressiva nos ambulatórios devido à vacinação, “O intuito agora é diminuir também o número de crianças e gestantes internadas e evitar epidemias”, afirma. (NB)

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes