Consórcio cede à pressão e suspende restrição a caminhões

Aviso de restrição em poste localizado na avenida Piraporinha: Multas começariam na semana que vem / Foto: Marciel Peres

A restrição à circulação de caminhões no ABC ficou somente no papel. Após cinco meses de discussões, o Consórcio Intermunicipal anunciou nesta segunda-feira (02/04) que a medida não vai mais entrar em vigor. O cronograma previa que as multas começariam a ser aplicadas na próxima segunda-feira (09/04).

Pesou na decisão do Consórcio a pressão realizada pela indústria desde novembro, quando as prefeituras da região anunciaram a intenção de restringir o transporte de cargas nos horários de pico. As regras da proibição já tinham sido amenizadas após reivindicações de empresários e transportadoras.

Newsletter RD

O presidente do Consórcio Intermunicipal, Mário Reali, acredita que as medidas poderiam prejudicar as indústrias no momento em que o setor enfrenta perda de competitividade. “A economia no primeiro trimestre demonstrou que o setor industrial está sofrendo um impacto importante. Qualquer ação que dê algum impacto seja na geração de emprego ou riqueza é um problema do ponto de vista do desenvolvimento econômico da região”, avalia.

As prefeituras chegaram a colocar faixas nas principais avenidas do ABC com o aviso de que as multas aos caminhões começariam a ser aplicadas em abril. A multa também já estava definida: Seria de R$ 85,13, valor de infração média.

Os empresários da região avaliaram que o bom senso prevaleceu. “Todos sabemos a necessidade de se resolver a questão da mobilidade, mas a restrição foi discutida de forma precipitada. Não havia estudos que justificassem a medida. Prevaleceu o bom senso, até porque o momento da indústria não é dos melhores”, avalia o diretor titular do Ciesp Santo André, Emanuel Teixeira.

Com a restrição cancelada, o presidente do Consórcio, Mário Reali, pediu a colaboração das empresas. “Esperamos uma ação voluntária de redução do volume de carretas e do transporte nos horários de pico, sem que haja necessidade de fiscalização”, afirma.

Histórico – O objetivo inicial do Consórcio era proibir a circulação dos caminhões nas principais avenidas das cidades do ABC – com exceção de Rio Grande da Serra – de segunda a sexta, das 6h às 9h e das 16h às 20h. A promessa era que as medidas entrariam em vigor em dezembro do ano passado.

Os prefeitos decidiram depois adiar o início da restrição para fevereiro, mas ainda sem aplicação de multa. Em fevereiro, o Consórcio anunciou algumas mudanças: Mauá foi retirada da lista de cidades que seriam atingidas pela proibição e os horários de restrição passaram a ser das 6h30 às 8h30, e das 17h e 20h.

Rodízio – A entidade pretende realizar uma pesquisa de opinião para analisar a viabilidade de implantar o rodízio nos municípios do ABC. O levantamento deve ficar ponto dentro de cinco meses.

LEIA TAMBÉM

Restrição à circulação de caminhões sofre mudanças

Reali critica Kassab e defende discussão metropolitana sobre restrições

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes