Represa Billings completa 87 anos

Responsável por abastecer todo o município de Rio Grande da Serra, e parcialmente as cidades de Santo André, São Bernardo, Diadema, Ribeirão Pires e São Paulo, a Bilings completa 87 anos nesta terça-feira (27/03).

A ocupação irregular nas margens da represa e a consequente queda de qualidade da água levaram à aprovação, em 2010, da Lei Específica da Billings. A legislação, criada com o objetivo de reverter o processo de degradação ambiental, abriu a possibilidade de regularização de ocupações e investimentos em saneamento.

Newsletter RD

Dois anos após ser aprovada, a lei ainda não resultou em resultados práticos. Os primeiros frutos, no entanto, poderão ser vistos em breve – caso as promessas de investimento em infraestrutura sanitária sejam cumpridas.

A Sabesp prevê que sejam investidos R$ 210 milhões no projeto pró-Billings. De acordo com a companhia, serão construídos 100 km de redes coletoras de esgoto, 33 km de coletores-tronco e estações elevatórias para transportar os dejetos até a Estação de Tratamento de Esgoto ABC (ETE ABC). As intervenções devem acabar em 2015.

De acordo com o secretário de Gestão Ambiental de São Bernardo, Giba Marson, a ampliação da coleta de esgoto permitirá a regularização de imóveis. “A regularização fundiária só é possível após resolver a questão de esgoto. O tratamento vai ser uma diferença muito grande na qualidade da Billings”, avalia.

Comemorações
Nesta terça-feira, atividades serão realizadas em comemoração aos 87 anos da Billings. A Sabesp vai promover ações voltadas para crianças e adolescentes. Uma peça sobre a importância da coleta e tratamento de esgoto será encenada na Escola Municipal de Ensino Básico (Emeb) Helena Zanfelici da Silva.

Em Diadema, a comemoração vai acontecer no Jardim Botânico. Haverá exibição de trabalhos sobre a água, realizados pela equipe de Educação Ambiental, além de uma trilha pelo Jardim Botânico.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes