Lúcia Couto vai coordenar ensino fundamental no MEC

A secretária de Educação de Diadema, Lúcia Couto, vai assumir a coordenação de ensino fundamental no Ministério da Educação. Esta é a segunda vez que a secretária é convidada para integrar o MEC. De acordo com Lúcia, motivos pessoais a impediram de aceitar o convite na primeira vez. A atual assistente da secretaria, Márcia Santos, assume a pasta.

Um dos objetivos de Lúcia Couto no MEC será discutir a alfabetização na idade certa. “Esse é um projeto que eu acho que vai estar mais dentro da coordenadoria, que é o carro-chefe do MEC: a discussão curricular e toda a estrutura para as crianças aprenderem no ciclo de alfabetização”, explica. A futura ocupante da pasta estabeleceu como objetivo cumprir o cronograma de ações previstas para este ano. “Eu me sinto preparada. O desafio é tentar concluir tudo o que planejamos até 31 de dezembro.

Newsletter RD

“Temos várias ações em andamento, como a construção de duas creches”, afirma Márcia. O prefeito de Diadema, Mário Reali, não acredita que o trabalho na pasta será prejudicado com a troca. “A equipe da educação está muito integrada”, afirma.

Déficit de vagas
A Prefeitura calcula que aproximadamente 5 mil crianças de 0 a 3 anos aguardam por vaga em creches na cidade de Diadema. A nova secretária terá pela frente o desafio de tocar projetos para tentar diminuir o tamanho da fila. “A questão da universalização das creches está posta no Brasil. Nossa meta é construir 10 novas creches para inserir essas crianças”, explica Márcia Santos. Até maio a Prefeitura deve realizar um estudo para chegar à quantidade exata de crianças que ainda esperam por vaga.

Quadros
Este não é o primeiro quadro de Diadema que saiu da cidade para trabalhar em Brasília. Em outubro do ano passado foi a vez do então secretário de Habitação, Márcio Vale, deixar o cargo para trabalhar no Ministério do Planejamento. A ex-secretária de Defesa Social de Diadema, Regina Miki, foi indicada no início do ano passado para comandar a secretaria Nacional de Segurança Pública. O presidente da Caixa Econômica Federal, Jorge Hereda, que assumiu a função em março do ano passado, também foi secretário de Diadema.
 

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes