Leandro Amaral
Nilson Bonome ao lado de Michel Temer (à esquerda) e Baleia Rossi (à direita) / Foto: ReproduçãoO vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB), anunciou nesta quinta-feira (16) apoio à pré-candidatura de Nilson Bonome (PMDB), em Santo André. O peemedebista recebeu o ex-homem forte do governo Aidan Ravin (PTB) no escritório particular em São Paulo e endossou a indicação da executiva estadual em prol da raia própria.
“Vejo com muito bons olhos. O Bonome é um velho companheiro político, que me ajudou muito na campanha presidencial (em 2010, quando Michel Temer concorreu como vice de Dilma Rousseff), e poderá ser candidato a prefeito com extraordinárias possibilidades”, disse. “Acabei de conversar com ele e ele me falou da disposição em ser candidato”, sustentou o líder do PMDB.
A declaração fortalece o pleito de Bonome e põe fim ao episódio da ‘saia justa’. Na semana passada, Temer havia defendido o ‘diálogo’ e a reconciliação entre Bonome e Aidan. Na oportunidade, integrantes da cúpula do PMDB paulista fizeram questão de atrelar a fala cordial de Temer ao desconhecimento da saída de Bonome do Paço.
Baleia Rossi, reiterou o crivo da direção nacional. “A candidatura própria foi definida independentemente de Nilson estar ou não no governo. Existe uma resolução nacional e estadual que prioriza candidatura própria do partido. Para o PMDB, a candidatura dele é importante”, disse o dirigente.
Polêmica
Depois do impasse provocado anteriormente pela declaração de Temer, alguns integrantes da classe política andreense colocaram em xeque o apoio e, consequentemente, a relação próxima entre Bonome e Michel. O ex-secretário gravou a declaração durante o encontro para rebater o ceticismo. “Agora todos sabem a opinião do vice-presidente Michel Temer”, vibrou Bonome.
Conjuntura Nacional
Segundo Michel Temer, a pré-candidatura só não prosperará “salvo uma conjuntura nacional que exija outra conversa”. No cenário maior, petistas e peemedebistas são alinhados no comando do Planalto. A depender do desfecho das tratativas da eleição paulistana, a engenharia eleitoral no ABC sofrerá reflexos.
Até agora, os dois partidos se colocam com candidatura própria na sucessão do prefeito Gilberto Kassab (PSD): Fernando Haddad, pelo PT, e Gabriel Chalita, pelo PMDB. Uma eventual aliança na capital paulista desencadeará uniões também na estratificação regional.
Presença marcou o Paço
Desde 1º de fevereiro, Bonome não integra o Executivo local. Depois de três anos e um mês, período em que ficou conhecido como homem forte ao acumular o comando das secretarias de Finanças, Saúde e Gabinete, Nilson pediu exoneração dia 31 de janeiro, depois de ser anunciado pela direção estadual como pré-candidato a prefeito. A saída foi publicada no Diário Oficial do Município no dia seguinte.
Ex-secretário
Nas duas semanas longe do Paço, Nilson agitou o tabuleiro político. Já conversou com representantes do PV e PSB, além de articular efetivamente com o PSL. Bonome tem como desafio, nas próximas semanas, dar musculatura ao pleito peemedebista para emplacar a chamada terceira via. (LA)