Dia de sentir saudade

Você tem saudade do quê? / Foto:Divulgação

Nesta segunda-feira, 30 de janeiro, foi comemorado o Dia da Saudade, sentimento bem conhecido por todos, que pode aparecer em várias situações. Muitas destas situações, no entanto, podem estar relacionadas a sentimentos que remetem à tristeza.

Segundo a professora de psicologia da Faculdade Metodista, Angélica Capelari, a saudade é muito difícil de definir, além de envolver aspectos culturais. “Nós aprendemos a sentir saudade e sentimos na ausência de algo ou alguém”.

Newsletter RD

Quando o assunto é saudade geralmente se fala em nostalgia, que também é uma maneira de sentir falta de algo, segundo Angélica, “nostalgia é lembrar com sentimentos bons. Um conjunto de saudades”.

Mas não é só à tristeza que saudade está relacionada. Angélica afirma que a saudade muitas vezes é combustível para importantes ações, como procurar manter contato com alguém ou fazer novamente aquela viagem. “A saudade é muito importante para o ser humano, basicamente para impulsionar a interação social” explica a especialista.

Para a socióloga Leila Aparecida Perez, coordenadora do Programa Universidade para a Terceira Idade da USCS, “saudade impulsiona para ações positivas, ou por esperança de que aquilo volte a acontecer ou pela certeza de que foi importante”.

Segundo Leila, saudade tem a ver com recordação, porém a lembrança pode ter vários significados de pessoa para pessoa e o fator idade pesa muito na hora do passado ganhar formato. “Saudades está ligada a valores e àquilo que tem importância. Tudo isso está associado à cultura”.

No entanto, a psicóloga alerta que o sentimento passa a ser prejudicial a partir do momento em que a pessoa vive em função da saudade e quando. Para a socióloga, isso acontece quando a pessoa não aceita algo que aconteceu ou não se conforma que aquilo passou.

Mais linda palavra
A palavra saudade, que vem do latim solitate, originalmente significa solidão. A língua portuguesa foi a única que a transformou na palavra riquíssima que hoje tem uma pluralidade de significados.

Segundo Eduardo Gasquez, doutor em letras pela USP e professor da USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul), saudade é considerada a palavra mais linda da língua portuguesa. “Ela tem a magia de ir do positivo para o negativo e atribuir sentimentos como alegria, entusiasmo, euforia, melancolia ou depressão”.

O professor explica que em outras línguas, a palavra saudade é substituída pelo sentimento que a pessoa está sentindo no momento, já na língua portuguesa os falantes entendem qual é o sentimento pela frase ou complemento “saudade do quê?”.

Apesar de ser uma palavra bonita, versátil e rica, saudade causa grande estranheza em estrangeiros, conforme Gasquez. “Há grande dificuldade em entender a palavra em sua inteireza, porque pode significar vários sentimentos”. Porém, em países como Uruguai, Paraguai e Argentina muitos entenderam o significado semântico e riqueza da palavra e se apaixonaram por ela, hoje é muito utilizada por países de língua espanhola.

Você tem saudade de quê?
Leila explica que é muito comum as pessoas gostarem de falar sobre o que têm saudade, por ser uma experiência que a pessoa já passou e por ter sido positivo e importante. “Significa que ela quer de volta ou dá valor para determinada situação ou pessoa”. E você, do que tem saudade? Deixe seu comentário contando para nós.

(Colaborou Nathália Blanco)

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes