Conheça a rota caipira do Interior de São Paulo

Igreja Matriz de Santana de Parnaíba / Foto: Lucas Benedetti

Para muitos, férias é sinônimo de casa na praia ou no campo. Um mês com os pés para cima, só descansando. Que delícia! Mas que tal tirar alguns dias para passar por nove cidades, experimentar dezenas de novos sabores típicos da comida caipira e conhecer igrejas, museus e os primeiros caminhos traçados no interior paulista? Esta é a proposta do Roteiro dos Bandeirantes, que engloba as cidades de Santana de Parnaíba, Pirapora do Bom Jesus, Araçariguama, Cabreúva, Itu, Salto, Porto Feliz e Tietê.

Em Santana de Parnaíba, a 40 km de São Paulo, o passeio pode começar logo na Pousada 1896. “O interessante é que não há parafusos. A madeira é encaixada, da mesma forma que era feito em naus” comenta Barbara Jimenez, estudante de história que está percorrendo a rota. Ainda na cidade há o grande Centro Histórico de taipa de pilão “É colorido e bonito. A impressão é a de que é desabitado, mas as casas ainda são funcionais e servem de moradia e comércio” explica Barbara.

Newsletter RD

Conforme o centro de informações turísticas de Santana de Parnaíba, a Casa do Anhanguera e o Centro Cultural, pontos altos do turismo referente à rota, estão fechados para restauração. Outros pontos são o Monumento aos Bandeirantes, de Murilo de Sá Toledo, a Matriz, além da Casa 80, a mais antiga da cidade, restaurada também em taipa. O restaurante recomendado por Barbara é o conhecido São Paulo Antigo (Rua Álvaro Luiz do Vale, 66).

A rota continua pela cidade de Pirapora do Bom Jesus, a aproximadamente vinte minutos de carro de Santana de Parnaíba. A grande atração é o Seminário Premonstratense “É a contrução mais linda que vi na viagem” exclama Barbara. Conforme Plínio Marcius, guia turístico da cidade, é necessário marcar a visita ao seminário com dois dias de antecedência.

“Em Araçariguama, o principal ícone turístico é a Mina de Ouro, que tem 130 metros de galeria” comenta Thiago Albanez, diretor turístico da cidade. Segundo Albanez há guias no local, que é aberto gratuitamente de terça-feira a domingo, das 8h às 17h. O Museu da Mina, atualmente, está com exposição sobre a história da alimentação paulista de tema “Saberes e Sabores”. Thiago recomenda o restaurante de comida típica bandeirante Casarão 54, na rodovia Castelo Branco e também o Toca da Cuca, na praça da Matriz, Centro, que oferece às terças-feiras o prato típico de Araçariguama, quibebe de abóbora.

Cabreúva é conhecida como a cidade da pinga. É localizada a 78 quilômetros da capital paulista e virou também opção de turismo ecológico e de aventura. A dica é o Alambique Rainha da Praia, no Centro. Em Porto Feliz, o passeio turístico começa no Largo da Penha passando pela Matriz, Parque das Monções e Paredão Salitroso “É um rochedo de sal, calcário e areia que comprova a existência de um mar em toda a região, há 270 milhões de anos” explica Lurdinha Kerche, guia turística de Porto Feliz. Por aqui você vai achar o tradicional almoço cearense, com a feijoada branca. No último final de semana de janeiro há a Festa de São Benedito.

Passeios monitorados

“Quem quer conhecer o roteiro todo devia separar uma semana ou três finais de semana” recomenda Barbara que resolveu realizar a rota para estudar a história de São Paulo e concluiu que começar pelos bandeirantes era o melhor negócio.

No entanto, há empresas que realizam a rota em dois dias ou menos, como é o caso da TombaTur, em Itu. O passeio apresenta também rotas gastronômicas, com pratos típicos das cidades. A expedição é feita com escolas ou grupos de no mínimo vinte pessoas. Os contatos da empresa são 11 4022-0001 e contato@tombatur.com.br.

Algumas cidades da rota oferecem guias. Seguem os contatos para agendamento de visita monitorada:

Santana do Parnaíba: 11 4622-7950

Pirapora do Bom Jesus: 11 4131-1544 ou 11 6400-5947, tratar com Plínio Marcius, guia turístico

Araçariguama: 11 4204-1443, mínimo de 20 pessoas

Porto Feliz: (15) 3262-4547, tratar com Lurdinha Kerche, guia turístico

(Colaborou Nathália Blanco)

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes