Realizar todos os desejos de Ano Novo é possível

Há tendência de, quando a pessoa inicia um projeto sem planejamento a determinação some

“Em 2012 eu quero…”. A frase muito proferida à beira-mar pulando sete ondas ou comendo lentilha em cima da cadeira significa o desejo de vida nova e muitas realizações. Mas será que basta somente desejar? O que é preciso ser feito para realmente alcançar as metas?

Conforme Alexandre Barros Carmona, coach pessoal e executivo da ABC Coaching em São Caetano, a primeira atitude a ser tomada é realizar o exercício do Balanço Pessoal Anual “É importante comparar os desejos e metas estabelecidos em 2010 para 2011. Registrar o que foi realizado ou não e o porquê”. Segundo Carmona, olhar somente para frente é entrar no mesmo padrão comportamental de não realizar.

Newsletter RD

Há tendência de, quando a pessoa inicia um projeto sem planejamento, ou simplesmente coloca ele no papel, a determinação some, conforme exemplifica Carmona “Alguém determina que vai fazer academia e passa logo cheques para todo o ano. Feito isso, a força de vontade logo acaba. O próprio cérebro pode nos enganar e sabotar”.

Roda da Vida

No início do processo de coaching, os coachees – clientes – fazem a Roda da Vida. Significa nada mais do que dividir a vida em dez áreas (familiar, emocional, intelectual, profissional, financeiro, lazer, saúde, condição física, relacionamentos e romance) e atribuir notas de satisfação de zero a dez a cada uma. A partir daí, iniciar o planejamento que preferencialmente deve ser para o ano todo.

“As áreas são interligadas. Notas menores em uma área podem crescer com melhorias em outras” explica o coach. Notas baixas precisam de mais atenção e detalhamento.
Outra dica importante é validar as metas “É preciso trocar desejo por necessidade. Determinar se aquilo é alcançável e o quanto é relevante. Importante também é estabelecer um prazo de início e período do plano de ação“ recomenda Carmona. (Colaborou Nathália Blanco)

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes