Da Redação
Na década de 1950 as cozinhas ganharam cor para a alegria dos aficcionados pela arte de preparar alimentos. Assim como a moda nas passarelas, que vai e volta ao longo do tempo, os ambientes coloridos retornaram e, agora, ainda mais ousados. Os profissionais de decoração contam que as cores dão sensação de aconchego. As cores hoje mais aplicadas nos projetos de cozinha são os tradicionais preto e vermelho, seguidos do amarelo ouro, verde, azul turquesa, laranja, berinjela e até bordô.
Marisa Garcia, designer de interiores, explica que as cores voltaram na última Feira do Móvel de Milão. “Todas as mudanças seguem uma tendência mundial e essa surgiu em Milão, com cozinhas coloridas e também vidros, para dar leveza ao ambiente”, comenta. Não só as cores mudaram. A cozinha deixou de ser espaço apenas para aqueles que se aventuram no fogão. “A área de preparo da gastronomia passou a ser espaço para a família”, defende Orlane Santos, arquiteta.
A cozinha também ganhou aspectos gourmet, em que o objetivo é unir gastronomia a momentos agradáveis. “A cozinha cada vez mais se aproxima do gourmet, em que a praticidade é o principal atrativo”, afirma. Mas para aqueles que imaginam colocar cor em toda a cozinha, o recado da arquiteta é de que as cores devem estar presentes em objetos, como luminárias, cadeiras, eletrodomésticos ou armários. “Uma cozinha não é algo que você troca com frequência, então tem de optar por cores que o usuário não irá enjoar rapidamente”, adverte Orlane. Para quem embarcar na moda, a arquiteta ainda recomenda que sejam escolhidos tons claros.
De acordo com Marisa Garcia, o público de até 55 anos é o que mais procura o novo estilo da cozinha. “É uma faixa mais desprendida, até pela relação com os filhos”, defende a designer de interiores, ao ressaltar, também, que geralmente a opção do colorido pode representar um acréscimo de 35% no custo do orçamento.
Para manter a harmonia com o restante dos ambientes, a dica dos especialistas é manter o mesmo estilo da casa. “Não deve haver preocupação em combinar as cores dos cômodos e sim manter o estilo da casa”, ensina Orlane.
CONTATOS
Marisa Garcia - telefone: 4368-3894
Orlane Santos - telefone: 4316-4962
Amasf - telefone: 4436-3141