Ser criança é estado de espírito, diz psicopedagoga

Não é difícil ouvir boa parte da população lamentando a infância que ficou para trás, mas até que momento é possível notar a transformação de criança para adolescente? De acordo com Ivete Pelegrino, pedagoga e psicopedagoga, professora da Fundação Santo André, ser criança é um estado de espírito.

A psicopedagoga ainda explica que o período da infância não tem data e não é padronizada. Segundo uma cronologia estabelecida pelos psicólogos a adolescência começa aos 12 anos, mas não é algo fixo e não pode ser aplicada em todas as crianças.

Newsletter RD

“Antigamente a sociedade dava permissão para a criança brincar até 12 anos, dessa idade para frente já tinha de pensar no futuro” comenta Ivete. A psicopedagoga ainda explica que a questão mudou e um dos fatores que provocou isso foi a transformação da estrutura familiar.

Quando o assunto é o presente, Ivete explica que o assunto não deve ser tratado com rigidez. “Até eu gostaria de ganhar um presente, essa concepção vem muito da família”, comenta.

Crescer é preciso

Algumas crianças não querem aceitar a idade e desejam logo ganhar independência. Nesse caso, a psicopedagoga explica que este é um processo natural. “As crianças precisam querer crescer e muitas vezes os adultos não querem isso”, comenta Ivete.

Já em outras situações, a infância é deixada para trás, pois os pais e parentes querem usar a mesma linguagem. Exemplo disso são os presentes considerados inapropriados como um dia no salão, explica a psicopedagoga. Ivete aconselha aos pais presentearem com brinquedos e jogos específicos para cada idade, pois dessa maneira as crianças aprendem lições importantes da vida como ganhar e perder. (Colaborou Larissa Marçal)

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes