Receba nossa newsletter [fechar]

Preencha os campos abaixo para receber diariamente nossas notícias exclusivas.

Nome:

E-mail:



Saiba como orçar sem estresse os preparativos do casamento


quarta-feira, 30 de abril de 2008 14:17 [Nenhum Comentário]
Enviar para um amigo Imprimir


 

A partir desta edição, o Repórter Diário publicará matérias especiais sobre casamento, em homenagem ao mês de maio, conhecido como o Mês das Noivas. A origem desta tradição é explicada por Tânia Gori, da Universidade Livre Holística Casa de Bruxa, de Santo André. "No hemisfério norte, na era pré-cristã, os celtas comemoravam em maio a Festa de Beltane, época que propiciava a união e a fertilidade", diz.

Com o chegada da Igreja Católica, maio foi denominado Mês das Noivas, e tinha Maria, Mãe de Jesus, como a padroeira, em substituição a figura da deusa de antigamente. "Eles acreditavam que em maio tanto a Lua quanto o Sol estariam na constelação de Touro, que era regido por Vênus, a deusa do amor e da fertilidade", explica Tânia.

Independentemente de religião, raça ou classe social, o casamento é um dos momentos mais esperados por um casal que planeja subir ao altar. Para que nada dê errado, cada detalhe deve ser pensado minuciosamente. Uma das dicas mais preciosas dadas por especialistas é começar a planejar e juntar dinheiro o quanto antes.

Giuliana Macedo, uma das sócias da Mais Duas, empresa especializada na consultoria, coordenação e operação de eventos sociais e corporativos, explica que há pelo menos quatro tipos de festas que podem ser realizadas após a cerimônia religiosa, que, além de agradar os convidados, podem se adequar aos diversos tipos de orçamento.

"Nenhuma festa é igual a outra, então não dá para passar uma média de valores, pois tudo vai depender do número de convidados, da qualidade dos itens selecionados e da sofisticação da recepção", alerta a assessora.

Bolo com Champagne
A primeira opção é chamada Bolo com Champagne, um estilo de recepção simples, elegante, discreta e barata. "Esta é uma espécie de brinde para os convidados", esclarece. "O nível de gasto é bem menor, se comparado com um jantar", completa a especialista.

O motivo da queda nos gastos se deve ao fato do número de convidados ser pequeno, se restringindo aos familiares e amigos mais íntimos. Além disso, como o próprio nome diz, o brinde será feito a base de bolo, champagne ou espumante e, para completar, bem-casados ou as tradicionais lembrancinhas.
"Por ser uma recepção rápida, com duração de cerca de uma ou duas horas no máximo, não se justifica um gasto muito grande com salões ou com mesas e cadeiras", afirma Giuliana. Geralmente os noivos utilizam o próprio salão paroquial.

Coquetel
Para quem prefere algo mais completo, a opção é o Coquetel, estilo de festa mais simples que o tradicional jantar e mais sofisticado que o Bolo com Champagne. Quem optar por ele deve pensar em espaços para os convidados se sentarem, pois serão servidos petiscos, salgadinhos e, na maioria das vezes, algum prato quente. "Não precisa ser, necessariamente, mesas e cadeiras. Pode-se alugar aparadores e criar ambientes do tipo lounge", completa.

Brunch
Para casamentos realizados no período da manhã, uma boa pedida é o Brunch. "É um evento charmoso, realizado entre o café-da-manhã e o almoço", diz a assessora. Nele deve haver todo o tipo de alimento e bebida costumeiramente encontrados no dejejum da manhã, como sucos, leite, café, pães, bolos e doces. Deve haver também tortas e pelo menos um tipo de prato quente.

Jantar ou almoço
Entre todos os tipo de recepções, as mais comuns e também mais caras são as completas, como os jantares ou almoços. "O valor da festa vai depender do tipo de jantar que os noivos irão escolher. Alguns tipos pedem uma quantidade menor de comida, já outros exigem um número maior de garçons e copeiros", comenta Giuliana.

Além de petiscos, geralmente é oferecido aos convidados diversos tipos de pratos quentes e de bebidas. A decoração e a iluminação também exigem mais detalhes e a presença de um DJ ou de uma banda são praticamente obrigatórias.
Fonte: AE


Compartilhe:
 

Comentários 

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro! Faça seu login clicando aqui.

Nome:

E-mail:

Comentário:

Código segurança:

< Voltar

Publicidade